4 de outubro de 2010

Companheira Dilma, rapadura é doce mas não é mole não!

O segundo turno, na eleição presidencial de 2010, está sendo debatido pela imprensa e pelos 190 milhões de brasileiros. De modo geral, há uma onda verde de alegria pelos quase 20% de votos válidos para a candidata Marina Silva, do PV. PARABÉNS Marina! Você ganhou ganhando! Incorporou à política a participação de uma fatia muito grande da nossa juventude. Marina está sendo disputada por petistas e tucanos de José Serra e o seu apoio deve ser decisivo. Assim como é importante também o apoio de Aécio para a campanha de Serra. A candidata pelo PV afirmou, durante entrevista coletiva em São Paulo, em 4-10-2010, que a decisão do seu apoio e do partido será tomada em uma convenção que, segundo estimou, deverá ocorrer em até 15 dias.



A candidata do PV mostrou-se coerente e firme na sua campanha. Talvez uma contradição da candidata seja ela ser uma eco-capitalista, ou seja, o fato do seu vice ser um dos três co-presidentes do Conselho de Administração e acionista da Natura. Guilherme Leal apareceu como a 463ª pessoa mais rica do mundo e a 13ª do Brasil na lista anual de bilionários da revista americana Forbes - uma fortuna estimada em 2,1 bilhões de dólares. Por outro lado, segundo matéria da Revista Veja, de 17-05-2010, à frente da Natura, uma das maiores empresas de venda direta de cosméticos do Brasil, Leal aplicou políticas de sustentabilidade na linha de produtos utilizando ingredientes renováveis.

Além do crescimento da onda verde, havia a certeza, por parte do PT e das pesquisas de que "nem Jesus Cristo tiraria a vitória de Dilma". A candidata do PT diminuiu o ritmo na reta final. Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, afirmou que Dilma venceria no primeiro turno. (Poder Online, 28-09-2010). As pesquisas da DATAFOLHA, IBOPE, SENSUS e VOX POPULI tentaram convencer a opinião pública de que a candidata do PT era uma campeã de votos e ganharia no primeiro turno.

O PT esqueceu que rapadura é doce mas não é mole não!



Nem a participação do presidente da República que colocou a máquina do governo à disposição da sua candidata foi eficaz. “Não é fácil o rolo compressor do governo. Nunca houve igual na história da República. Como o Lula gosta de dizer, nunca antes nesse país. Nunca neste país nenhum presidente fez tanta pressão para ganhar uma eleição”, afirmou FHC, no Jornal da Tarde, 4-10-2010.

O segundo turno é mais um exercício de democracia para os brasileiros. Consiste também na tentativa do presidente Lula de continuar a construir o seu projeto de poder lulista: a democradura. Nunca, antes nesse país, um presidente desejou tanto que o povo continue subserviente e servilista. As alianças de apoio começam a ser delineadas. Os publicitários estão a todo vapor. Cabe a cada um de nós brasileiros procurar se informar, assistir aos debates, desconstruir discursos, identificar a infantaria de algozes petistas deslumbrados com o poder e votar de acordo com a própria escolha e as convicções, e não de acordo com as "pesquisas".

Companheiro e Companheira, nunca, na história deste país, foi tão importante mudar de ideia...




16 comentários:

  1. Adorei!
    Vou colocar o link no facebook!
    Bjo e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,vou mandar o link para as pessoas para q possam ler e refletir um pouco sobre esse segundo turno.... Bjos

    ResponderExcluir
  3. Impressionante Cha! Parabéns pelo blog e por essa postagem sagaz e firme diante da realidade em que estamos inseridos, graças ao nosso presidente Lula.
    É imperativo lembrar que, a culpa, em boa parte, é do próprio povo, que, se abstendo voluntariamente (em parte) do acesso a informação, continue confiando em um ditador em potencial, que há 8 anos desenvolve sua habilidade de governar o país com cinismo e, no bom português, 'muita cara de pau'. kkkkkkkkk
    Guilherme Sander

    ResponderExcluir
  4. Renatinha!
    Obrigada! ´
    Bom ter Vc participando no Realidade.
    Lembrei muito de Vc, no pronunciamento da Marina, domingo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Gra!
    Obrigada!
    Bom ter Vc no Realidade e ajudando a difundir este debate.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Gui!
    Fico muito feliz com a tua presença no Realidade!
    Concordo com Vc!
    O seu comentário, no facebook, me inspirou nesta postagem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Cláudia,
    Parabéns! Você fez uma leitura e tanto do cenário político que estamos vivendo! Precisamos provocar a reflexão. Ainda temos o segundo turno pela frente. Também vou divulgar o link no face!

    ResponderExcluir
  8. Raquel!
    Obrigada!
    O objetivo do Realidade é sucitar a reflexão.
    Já deu para perceber nos jornais hoje que o PT já está encenando uma surfada na onda verde.
    Acho muito importante, neste segundo turno, nós brasileiros continuarmos a participar dos debates e provocarmos a reflexão na sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Ilustríssima autora,

    A sua imparcialidade política e frieza para analisar os candidatos me surpreende.
    O verdadeiro jornalista não expõe em sua matéria a própria opinião. "Nunca antes na história desse país" foi tão importante por as cartas na mesa, expor os fatos e deixar que cada um decida o que é mais certo.
    A realidade é que vimos uma Marina vigorosa, uma Dilma convencida e um Serra moribundo.

    Marina vai ter que ter muito cuidado em quem vai apoiar e como vai faze-lo. Pode jogar pelo ralo toda sua campanha e o reconhecimento que conseguiu. O mesmo vale para o Aécinho. Apoiar o Serra pode ser uma faca de dois "legumes".

    Parabéns (Dra.??) Cláudia,

    ResponderExcluir
  10. Olá Dr. Manhattan!
    Obrigada!
    Realmente, será mais coerente, inclusive com a própria campanha, a Marina não apoiar nenhum dos dois candidatos - nem a Dilma e nem o Serra - e retornar na próxima eleição para presidente.
    Já o Aécio, com certeza, deve estar sendo pressionado pelo partido a apoiá-lo. Uma pena o FHC não ter participado efetivamente da campanha no primeiro turno. A questão é que, embora nenhum dos dois candidatos sejam adequados, um deles vai ser eleito. Não adianta abster-se do voto. Será um exercício de democracia difícil. Acredito que, neste segundo turno, os debates serão intensificados e torço para que o brasileiro continue a participar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. BAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaanzzzzzeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiii!!!

    ResponderExcluir
  12. Caro Kim Jong II!
    Fiquei sem entender, no seu comentário, quem é o ditador ou ditadora? Dilma, Serra, Marina, a imprensa ... ou a curiosa blogueira? Ou será uma parte de todos nós que tende a falar mais do que ouvir?
    Viva a democracia!!!

    ResponderExcluir
  13. Chalita! Concordo muito contigo!
    Primeiro...a candidata Marina apresentou um discurso bastante coerente com sua postura política, que ia contra os parâmetros, tanto do PT quanto do PSDB.
    Em debates, carreatas, caminhadas, a candidata, várias vezes, lançou farpas diretas aos candidatos adversários e a forma como conduziam suas campanhas.
    Mais adiante, no debate da Globo, Marina intensificou suas críticas ao dizer que, os brasileiros já haviam experimentado um governo psdbista e um petista e que, ambos, não haviam funcionado, não possuíam ética e não eram transparentes.
    Nesse cenário, acho complicado um apoio da Marina sem repercurtir na sua reputação construída nessas eleições.
    Claro que, torcendo para o Serra, eu torço para que ela o apoie, assim como o Aécio o fez. Sei dos defeitos do PSDB, mas é como você mesma disse: Não dá para se abster de votar...um candidato irá vencer e não é questão apenas de escolher o menos ruim, mas sim de eliminar um que arma um circo convincente para a desinformação e trata como informação apenas o que lhe é conveniente.
    O futuro do país é construído assim, com passos pequenos que geram grandes mudanças no futuro. E tirar o PT do poder agora é efetivar essa mudança!
    Estou adorando o Blog...o serviço que você está prestando vai além de descrição. É acesso a informação, é o direito de expressão que o Lula tenta vetar desde que assumiu o poder.
    Você está contribuindo para um país mais democrático e, principalmente, um país que tem voz, quer falar e ser ouvido.

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do que o dr manhattan escreveu...

    ResponderExcluir
  15. Gui!
    A Marina em entrevista afirmou que não vai "se apequenar" nas negociações do segundo turno. Parece que ela continua fazendo diferente: não quer cargos em troca de apoio.
    "Não pode se apequenar essa discussão [...] ou achar que é uma discussão de amizades históricas, por mais viscerais, umbilicais, cardíacas que elas podem ser."
    Se o PV realmente estiver preocupado com o programa do partido, e não com cargos, mais uma vez a Marina estará fazendo diferente! Ponto para ela!
    Hoje, saiu na FSP que "Em plano de governo, Dilma prioriza ambiente, imprensa e fé". Mais uma vez, o PT está apenas interessado em ganhar a eleição e consolidar uma democratura lulista.
    Só agora, o PT resolveu "falar" em liberdade de imprensa! Lamentável o desespero do PT que, durante estes últimos anos, deu inúmeras mostras de não saber lidar com a liberdade de imprensa e democracia. Para eles, tudo se resume em um inimigo público que deve ser combatido: a diversidade. Eles agem como se estivessem ainda em um ditadura e inclusive querem poder, custe o que custar. Não aceitam fato de que numa DEMOCRACIA é preciso ALTERNÂNCIA DE PODER.
    Para se manter no poder, o nosso presidente é capaz de tudo e perde a compostura toda vez que é contrariado.

    ResponderExcluir
  16. http://kibeloco.com.br/platb/files/104/2010/10/Kim-Jong-il-Dilma.jpg

    Baaaaaaaaanzeiiiiii!

    ResponderExcluir